-->

sexta-feira, outubro 29, 2004

Em Retirada


Fazes perguntas que prefiro evitar. Por nenhuma razão pessoal, na verdade. Apenas porque para te responder se torna incontornável falar-te do meu país. E falar-te do meu país é, de uma forma ou de outra, dar-te o retrato do país que há aqui: tal como o vejo e sinto. Dentro, bem cá no fundo, em consciência, eu sei que não poderia fazer-te um retrato de que me orgulhe... E assalta-me um pudor estúpido... uma espécie de embaraço...um constrangimento difícil de justificar. E calo-me. E evito-te as perguntas. Não te respondo. Sinto-me demasiado envergonhada do Portugal que há, para falar dele agora... Digo-te apenas: estão todos retirados, os Guerreiros do Meu País. Todos. Quase todos. Os mais valentes, pelo menos. Os mais lúcidos e mais capazes. Afastados. Cansados. Retirados, os Grandes Guerreiros do Velho Império. E tu concluis: «Algo de grave deve estar a acontecer em Portugal!... Algo de muito grave, então». Não sei se é para lhe branquear o rosto junto de ti , ou se é para me reconfortar um pouco a mim mesma... sei que dou comigo a responder-te: prefiro pensar que confabulam! Prefiro pensar que enquanto descansam, reúnem e não esmorecem. Apenas confabulam. Outras e novas possibilidades onde a criação volte a ser possível.

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Silver said...

E já nem o Portugal turístico tem algum encanto. Como te compreendo. E como não compreendo todo o resto. E agora fechou a porta do sol, agora não há nada para vender por aqui, só sentimentos efémeros, desgastados.

1:49 da manhã  
Blogger Miracle One said...

Hi, do not know who u are, but anyway, thank u for visiting my blog... Sorry, I couldn't give any comment, coz I don't understand your language... Try to write in english then... Thank you...

7:06 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Continuo a maravilhar-me com o uso das suas palavras, e com a sensibilidade com que as junta. Continuo a sentir-me um intrometido das coisas que aqui leio. Não obstante, vicio-me em vir aqui.

Eufigénio

3:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Blogs Que Eu Vi Divulgue o seu blog! Listed on Blogwise


Who Links Here

trueFresco.Org - destination Fresco Painting Society


referer referrer referers referrers http_referer
Content copyright protected by Copyscape website plagiarism search